terça-feira, 14 de agosto de 2012

Marshall Nirenberg

Marshall Warren Nirenberg, nasceu em 10 de Abril de 1927, em New York, e desde criança teve interesse em biologia.  Em 1948, ele recebeu seu bacharelado e, em 1952, um mestrado em zoologia da Universidade da Flórida em Gainesville. Ele recebeu seu Ph.D. em Bioquímica pela Universidade de Michigan, Ann Arbor em 1957.
Ele começou a trabalhar em 1957 na sociedade americana do câncer. Em 1960 tornou-se um bioquímico.
Em 1959, ele começou fazer pesquisas sobre DNA,RNA e proteína. Fez descobertas tão inovadoras que tornou-se o chefe da secção de genética bioquímica em 1962.
Nirenberg foi condecorado com a Medalha Nacional de Ciência em 1966 ea National Medal of Honor em 1968 pelo presidente Lyndon B. Johnson. Em 1968, ele ganhou o Prêmio Nobel em Medicina com Har Khorana e Robert Holley, para descrever o código genético e como ele funciona na síntese de proteínas. Ele foi eleito para a Sociedade Filosófica Americana em 2001.


Por volta de 1959, as experiências de Oswald Avery, Francis Crick, D. James Watson, e outros tinham mostrado DNA a ser a molécula de informação genética. Não era conhecido, no entanto, como o DNA foi replicado, como o DNA dirigida a expressão de proteínas, ou que papel de RNA teve nestes processos. Nirenberg uniram-se com Heinrich J. Matthaei no National Institutes of Health para responder a essas perguntas. Produziram RNA composto exclusivamente de uracilo, um nucleótido que ocorre apenas em RNA. Em seguida, adicionou-sintéticos de uracilo-poli RNA em um extracto livre de células de Escherichia coli que continha o DNA, RNA, ribossomas e maquinaria celular para outra síntese de proteínas. Acrescentaram DNase, que rompe o DNA, de modo a que nenhuma proteína adicional seria produzido diferente daquela de seus ARN sintéticos. Em seguida, adicionou-se 1 ácido marcado radioactivamente amino, os blocos de construção de proteínas, e 19 não marcadas aminoácidos para o extracto, variando o ácido amino rotulados em cada amostra. No extracto contendo a fenilalanina marcada radioactivamente, a proteína resultante era também radioactivos. Eles perceberam que haviam encontrado o código genético para a fenilalanina: UUU (três bases uracila em uma linha) em RNA. Este foi o primeiro passo para decifrar os codões do código genético e a primeira demonstração de RNA mensageiro.
Dentro de poucos anos, sua equipe de pesquisa havia realizado experiências semelhantes e descobriu que três repete-base de adenosina (AAA) produziu o aminoácido lisina, repete citosina (CCC) produzido repete prolina e guanina (GGG) não produziu nada em tudo. O avanço seguinte veio quando Phillip Leder, um pesquisador pós-doutorado no laboratório de Nirenberg, desenvolveu um método para determinar o código genético em pedaços de tRNA. Isto grandemente acelerado a atribuição de três códons de aminoácidos de modo a que 50 codões foram identificados desta forma. Experimentos Khorana confirmaram estes resultados e concluída a tradução do código genético.

Fonte:
http://www.jewishvirtuallibrary.org/indexold.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário