terça-feira, 14 de agosto de 2012

Craig Venter

Craigventer2.jpgJohn Craig Venter nasceu em 14 de outubro de 1946 em Salt Lake City, Utah, filho caçula de um Mórmon excomungado que bebia e fumava demais qual morreu aos 59 anos de idade. A família mudou-se para um subúrbio ao sul de São Francisco. Venter, em sua juventude, gastava seu tempo na água, em barcos ou com o surf; de acordo com a sua biografia, ‘’uma vida descodificada’’ .
Embora fosse contra a Guerra do Vietnã Venter se alistou na Marinha dos Estados Unidos, onde trabalhou na enfermaria de cuidados intensivos, em um hospital de campo. Venter levou um choque, com os homens que ficavam sob seus cuidados. Detectando mais inteligência nele do que o recorde da escola, a Marinha Americana, formou-o como médico e ‘’corpsman’’ ele foi enviado, então, para o hospital Da Nang.
‘’Eu estava lá durante a ofensiva de Tet’’ disse ele. ‘’Conheci a medicina provavelmente da maneira mais difícil possível. Eu só fiquei fascinado com a falta de conhecimento que tinha e havia um desejo de fazer algo mais’’.
Venter vive com sua esposa, Claire Fraser, em Washington, DC.
J. Craig Venter é um dos principais cientistas do século XXI devido às suas contribuições visionárias na pesquisa genómica. Ele é o fundador e presidente da J. Craig Venter Institute e do J. Craig Venter Science Foundation. O Instituto Venter conduz a investigação básica dos avanços da ciência genómica, especializada em sequenciamento de genoma, e explora as implicações éticas e políticas de descobertas genómicas e adiantamentos.Em 1992, ele fundou o Instituto de Pesquisa Genomica. Lá, ele e sua equipa descodificaram o genoma do primeiro organismo vivo, a bactéria Haemophilus influenzae, pioneiro da técnica de espingarda nova do genoma. Em 1998, Venter foi o primeiro presidente da Celera Genomics para sequenciar o genoma humano utilizando a técnica de shotgun do genoma, novos algoritmos matemáticos e de novas máquinas de sequenciamento de DNA.A sequência completa do genoma humano foi publicada em Fevereiro de 2001 na revista Science. Além do genoma humano, Venter e a sua equipa na Celera sequenciaram o genoma da mosca da fruta e do rato. Em 2003, Venter iniciou uma expedição global de obtenção e estudo de micróbios de ambientes que vão desde os oceanos para os centros urbanos.A pesquisa do Instituto Venter reflete os interesses do próprio no avanço da ciência genómica. Os principais focos de pesquisa incluem medicina genómica humana, ambiental e genómica evolutiva, produção de energia biológica, biologia sintética e a genómica e intersecção entre a política ambiental e energética.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário